Dominar no campo falhar nas estatísticas

Em qualquer processo que se repete, a padronização e utilização de factores estatísticos na análise e antecipação de modelos de falha, e seu impacto sobre o esse processo, é sempre a melhor fórmula para quem gere seja que sistema for. O futebol não foge à regra. Ao se se assegurar o controle das causas fundamentais identificadas para cada motivo de falha, conseguimos sempre desta forma minimizar o seu impacto sobre o funcionamento de um qualquer sistema eliminando as razões de perdas anteriores.

sports_nba_basketball_michael_jordan_selective_coloring_chicago_bulls_1920x1200

Matemática e estatística movem o mundo mas não estão imunes a um qualquer Pedro Proença desta vida que invente um penalty ao Yebda. Um qualquer ambiente tão característico como o campo onde o SL Benfica vai jogar amanhã fazem ser inúteis mesmo as mais precisas previsões

O que fazer então? Dominar em campo e falhar nas estatísticas!!! Simplicidade de processos ! Alegria a jogar ! Aproveitar até à exaustão o estado anímico de raiva, pressão e ódio do adversário de forma que funcione precisamente contra si próprio.  Nesse campo em Contumil nem Einstein conseguiria uma aproximação correcta ao que por ali é possível acontecer.

E o que nos diz a eestatísticasobre a presença do Benfica em tal campo sempre inclinado. Diz que temos 60% de hipótese de derrota, 20% de empate e 20% de hipótese de vencer.

Jorge Jesus, mais que táctica e estudos sobre o adversário, simplesmente deixa que o Tango se ouça livremente, controla o samba que o fado vai estar em minoria.

Vamos a factos, na Liga, o Porto venceu 10 dos seus  11 jogos em casa? Sim venceu. Contra quem? Pois… O Porto nos dois únicos jogos de dificuldade média/alta falhou. O Benfica tem o melhor ataque e a melhor performance a jogar fora entre todas as Equipas da Liga. E é esta Equipa que vai entrar no relvado de Contumil. O Benfica venceu 16 dos seus últimos 19 jogos que fez fora de portas. Este dado garantidamente vale mais do que um somatório de vitórias na liga, algumas sofridas sobre Boavistas. O Benfica chegou ao intervalo e ao final dos 90 minutos a vencer em  5 dos seus 6 jogos fora.

Estes dados não são muito diferentes das últimas épocas. Mas, então por que raio o Porto não é batido pelo Benfica em sua casa nos últimos 11 jogos de 12? Más abordagens ao jogo feitas pelo Benfica e sem dúvida pelo simples motivo que ali para o Porto, os seus dirigentes, adeptos e jogadores estarem formatados para uma guerrilha não um jogo de futebol. Estarem habituados que surja sempre aquele “jeitinho” que facilita sempre a “coisa”.

Jorge Jesus, a resposta para o sucesso está mais na simplicidade que na estatística e nas tácticas. Não amarres os jogadores a sistemas novos. Simplesmente deixa que aquela defesa do Porto leve com Gaitán, Sálvio, Jonas, Talisca, Enzo, etc…

Não tenhamos dúvidas, esperem o habitual. Esperem que aos 5 segundos esteja a ser mostrado um amarelo a Maxi e aos 5 minutos outro ao Enzo. Siga, deixem falar a alegria de jogar, saibam aproveitar a espuma de raiva do adversário. Ela que seja o seu próprio veneno.

Capture

Dominem no Campo, falhem na estatística. Mais que tácticas no campo trabalhem a inexistência de  “E se eu falhar?”… “Foi a bola em que senti mais pressão, estava cheio de medo de falhar. Falhem 5 vezes, 10, mas divirtam-se riam cinicamente da espuma que vão ver na boca dos listados azuis. E…simplesmente espetem com a redondinha lá dentro.

Não podia deixar de dar o meu toque de treinador de bancada. Jorge Jesus não faças a Equipa perder-se em segurar a todo o custo os laterais Danilo e Alex Sandro, deixem-nos subir até à entrada do nosso campo, aí sim, nem portagem pode existir. De resto, deixa a Equipa fazer o que sabe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s