8% do Capital do Benfica pertença do BES passa para o “Banco Bom”. Aguarda-se um pedido de desculpas do Expresso.

Novo Banco fica com 8% do capital do Benfica que pertencia ao BES

Esta transferência do capital acontece depois da “medida de resolução adoptada pelo Banco de Portugal ao BES” no início de Agosto, em que os seus activos foram transferidos para o Novo Banco.

“A participação qualificada na Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD anteriormente detida ou imputável ao Banco Espírito Santo passou a ser detida ou imputável ao Novo Banco”, segundo comunicado  divulgado ontem pela SLB SAD.

O Novo Banco passa assim a deter 1,832 milhões de acções da SAD benfiquista, o equivalente a 7,97% dos direitos de voto do capital social do clube da Luz.

Após o resgate do Estado português, cumpre-se assim o que Luís Filipe Vieira veio a público tranquilizar os sócios e adeptos do Benfica, ao rejeitar consequências para o clube da crise no BES. Nem outro cenário faria sentido.

Capture

Recorde-se o que o nosso presidente disse em Agosto:  “O problema do BES não é do Benfica, pode é ser do País. Um cliente cumpridor que pagou 200 milhões de euros em juros nos últimos 10 anos não interessa aos bancos? A relação com o BES não mudou, nem é um assunto que seja discutido na praça pública“, disse, em Agosto, em entrevista à Benfica TV.

Os benfiquistas podem estar super-descansados com as contas e não entendo aquilo que foi publicado no Expresso como um recado“, garantiu o presidente benfiquista, desmentindo uma notícia de que o Novo Banco teria cancelado um crédito de cerca de 70 milhões de euros ao Benfica.

Um dos exemplos da relação entre o clube da Luz e o Grupo Espírito Santo (GES) era o Benfica Stars Fund, um fundo de investimento criado e gerido pela ESAF (Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário).

O fundo terminou a sua actividade no final de Setembro e o Benfica pagou 29 milhões de euros para ficar com o restante capital do fundo (85%), de forma a ficar com os passes dos jogadores que pertenciam ao fundo. Entre os direitos económicos adquiridos conta-se 10% de Franco Jara ou 30% de de Maxi Pereira.

Esclarecendo algo que por vezes é cirugicamente passado para a opinião pública de uma forma direccionada, cujo objectivo pode ir desde o aproveitamento do nome Benfica (uma vez mais) para aumentar o número de leitores em sites online (onde cada click é pago pela publicidade contratada) ou simplesmente para causar confusão:

O Benfica Stars Fund fechou a 30 de Setembro, cinco anos depois do seu arranque. Para ficar com a participação de 85% que não detinha, e ficar com os jogadores aí presentes, o Benfica teve de pagar 28,9 milhões de euros. PAGOU, não adiou, ou viu perdoado fosse o que fosse relativamente a fundos, dívida obrigacionista ou seja ao que for. PAGOU !!! Podem todos dizer o mesmo? NÃO !

A sociedade anónima desportiva do Benfica comprou os passes dos jogadores que se encontravam no fundo de investimento do clube. Em alguns casos, recomprou os direitos económicos que tinha vendido anteriormente. O investimento global foi de 28.911.320 euros.

O Benfica Stars Fund, criado a 30 de Setembro de 2009 e gerido pela ESAF (do antigo BES), era constituído por 8 milhões de unidades de participação. A SAD encarnada já tinha 1,2 milhões desde essa altura. As restantes estavam divididas por diferentes investidores. Sabe-se que Joe Berardo e a Ongoing eram alguns dos investidores que compraram participações no fundo durante os anos em que este se encontrou activo. Não existiam áreas cinzentas ou investidores “estranhos ao serviço

A 30 de Setembro, com o fim da actividade do fundo, o SLB adquiriu as restantes 6,8 milhões de unidades de participação, para evitar a dispersão dos passes dos jogadores que aí estavam. Foi a compra dessas unidades de participação que levou ao investimento de 28,9 milhões de euros.

Houve um investimento de cerca de 4,25 euros por unidade de participação quando cada uma delas tem um valor nominal de 5 euros.

EXPLICAÇÃO IMPORTANTE PARA ACABAR DE VEZ COM DIVAGAÇÕES E CONTRA INFORMAÇÃO: Comprando as unidades de participação do fundo, a nossa SAD ficou com os direitos económicos dos jogadores aí integrados. Os direitos económicos de um atleta podem ser partilhados por investidores. O mesmo não pode acontecer com os direitos desportivos, que só podem estar nas mãos das SAD. Na prática, um clube vende parte dos direitos económicos de um jogador para conseguir um encaixe imediato ou reduzir o investimento necessário para o comprar, abdicando de receitas no futuro (porque, por exemplo, só receberá 80% da venda de um jogador, se tiver alienado anteriormente 20% a um fundo).

A 31 de Julho, o valor líquido global do fundo do Benfica ascendia a 26.783.737 euros, com uma carteira de jogadores valorizada em 5.079.437 euros.

“Com esta aquisição, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD passou a controlar a totalidade dos direitos económicos dos atletas que compunham a carteira de jogadores do Benfica Stars Fund a 31 de Julho de 2014”, indicou a SLB SADem comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na segunda-feira, 8 de Setembro do corrente ano.

Entre os direitos económicos comprados estão os 10% de Franco Jara ou os 30% de Maxi Pereira. Ressalva, apesar de adquirir 25% do passe de Nelson Oliveira do fundo, não tem 30% dos direitos económicos. Urretaviscaya rescindiu o contrato a 1 de Setembro, pelo que também não foi transferido.

David Luíz e Di Maria foram alguns dos jogadores que entraram no fundo em 2009, aquando da sua constituição. O fundo, constituído pela ESAF (do antigo Banco Espírito Santo), foi criado para “participar determinada percentagem nas receitas e potenciais mais valias decorrentes da eventual transferência de m conjunto de jogadores vinculados desportivamente à Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD”.

One comment

  1. Jo Passos

    O Nicolau Santos não é o especialista em economia do “Expresso”? O Nicoulau Santos não é sportinguista? Não sou dado a teorias da conspiração, mas quando o asunto envolve imprensa “insuspeita” quem gente como o Nicolau Santos (ou como Camilo Lourenço, este benfiquista)…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s