História Benfica

Fundação

No dia 28 de Fevereiro de 1904 um grupo de 10 indivíduos de Belém (também designado de grupo dos irmãos Catatau), sedentos por criar um grupo para jogar football association, realiza o seu 1.º treino nos terrenos da companhia dos caminhos-de-ferro portugueses, entre as 11h e as 12:30 – perto da Praça do Império, no Restelo. Nele compareceram os três irmãos Rosa Rodrigues, Carlos França, Daniel Santos Brito, Eduardo Corga, Henrique Teixeira, Abílio Meireles, Amadeu Rocha e Gourlade. São estes, em rigor, os fundadores do Sport Lisboa.

1ª Equipa do Sport Lisboa e Benfica – Plantel do ano 1905.

Outros treinos se seguiram nos fins-de-semana seguintes com os mesmos 10 elementos. Será este grupo, que tinha como principais intérpretes os irmãos Rosa Rodrigues, Daniel Santos Brito e, fundamentalmente, Manuel Gourldade (todos ligados à Farmácia Franco), que será a base humana da criação do Sport Lisboa.

O Sport Lisboa não é, contudo, uma criação formal e não é uma realidade que acontece num único dia, ao contrário do que até há pouco tempo se pensava. Corresponde, isso sim, inicialmente à vontade de um pequeno grupo de 10 indivíduos de criar uma equipa de futebol, os quais começam depois a recrutar outros de forma a fortalecer o seu grupo. É neste contexto que se juntam aos 10 fundadores outros indivíduos, alguns deles pertencentes à Casa Pia de Lisboa, outros não, oriundos de vários extractos sociais, que fortaleceram o grupo e ajudaram na construção de uma identidade que está mais ou menos completa em Agosto de 1904.

Emblemas

O emblema do Sport Lisboa e Benfica foi já alvo de algumas evoluções, entre 1904 e 2011. O actual emblema teve origem em 1908, com a fusão do Grupo Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica. Este teve ainda, reformulações em 1930 e 1999, esta última, essencialmente um reposicionamento da águia.

Nos últimos anos (desde 2008) e exclusivamente no futebol, o clube tem vindo a adoptar emblemas comemorativos das conquistas “encarnadas” no futebol, com a inclusão de estrelas no topo do emblema actual.

Evolução do Emblema do Sport Lisboa e Benfica

Cosme Damião

Cosme Damião – O Homem que sonhou o Sport Lisboa e Benfica

Foi do ambicioso sonho de Cosme Damião que nasceu o SL Benfica e, mais importante ainda, foi a partir dos seus valores que se moldou o Clube à sua imagem, ou seja, um clube do povo, que subiu a pulso, cresceu do nada, vingou, venceu e assumiu-se como uma referência a nível mundial.

Valores de humildade, fair-play, desportivismo e, acima de tudo, uma inigualável vontade de vencer, nasceram com Cosme, cresceram com Cosme e solidificaram-se com Cosme ao longo dos anos em que este se manteve à frente dos destinos do clube. Cosme Damião deu alma, deu valores e deu dimensão ao clube. Numa palavra, deu-lhe a Mística que o torna tão especial…

Cosme foi mentor, jogador, capitão, treinador, dirigente… Cosme foi tudo no Benfica. Mais, Cosme foi o Benfica! Além disso, fora do clube, Cosme foi ainda embaixador de Portugal no Brasil, foi escritor, árbitro, presidente do Casa Pia… Cosme foi, sem sombra de dúvida, uma das maiores figuras portuguesas da primeira metade do século XX e, definitivamente, o homem mais importante de sempre do futebol benfiquista.

A Nossa Catedral

Estádio do Sport Lisboa e Benfica – Estádio da Luz

O Estádio da Luz, oficialmente chamado como Estádio do Sport Lisboa e Benfica, é um estádio de futebol situado em Lisboa, com capacidade de 65 400. Foi inaugurado a 25 de Outubro de 2003, num jogo entre o Benfica e o Nacional de Montevideo do Uruguai, sendo a partida vencida pelo Benfica por 2–1, com dois golos de Nuno Gomes. É também conhecido como “A Catedral” pelos adeptos benfiquistas. O termo Luz refere-se, à paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Imagem exterior do Estádio da Luz

A sua construção deve-se ao facto de, no âmbito da realização do Euro 2004, o antigo Estádio da Luz (um dos maiores estádios do mundo, com 120 000 lugares) ser demolido, tendo sido construído em local adjacente, o novo estádio, com uma capacidade oficial de 65 400 lugares. O Estádio da Luz foi palco de várias partidas do Euro 2004, incluindo a final.

A Nossa Antiga Catedral

O dia 1 de Dezembro de 1954 é a data que assinala um dos maiores feitos da história benfiquista – a inauguração do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, popularmente conhecido por Estádio da Luz. O estádio tinha uma capacidade aproximada para 120 000 pessoas.

Antigo Estádio do Sport Lisboa e Benfica – Estádio da Luz

O antigo estádio da Luz é um símbolo daquilo que significa ser benfiquista, pois a primeira fase da sua construção foi paga com a ajuda de todos os sócios e adeptos que participaram em iniciativas de angariação de fundos realizadas por todo o nosso país e nas antigas colónias portuguesas. Foi o culminar de um sonho de muitos anos, num esforço gigantesco que merece figurar na história contemporânea de Portugal como um dos seus capítulos mais vibrantes.

Podemos classificar o Estádio como um monumento erguido com a vontade de um povo! Após várias décadas sem casa própria, o maior e mais popular clube português conseguia, finalmente, um estádio à imagem da sua dimensão.

Logo que, em Março de 1944, o Clube teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) – proprietária do Campo Grande, onde o Benfica jogava desde 05/10/1941 – estava a estudar uma nova localização para o recinto benfiquista, começou a pensar-se na ideia de construir um novo estádio. Porém, os anos foram passando e as Direcções do Clube, eleitas anualmente, mostravam-se incapazes de obter, da CML, terrenos para a edificação do novo campo. Alguns associados descontentes com a situação são eleitos, a 19/01/1946, para a direcção, conseguindo, a 17/05/1946, um encontro no Ministério das Obras Públicas, durante o qual o ministro eng.º Cancela de Abreu se mostra interessado na resolução do problema, afirmando que “o Benfica é de Benfica e para lá tem de voltar!”. (sabe mais aqui)

O Nosso Símbolo Vivo

A Águia Vitória é a mascote do Sport Lisboa e Benfica. Antes da apresentação da equipa em casa costuma sobrevoar o Estádio da Luz e aterrar sobre um símbolo do clube (sem a águia) completando-o desta forma…

A Nossa Águia Vitória – Símbolo Vivo do Sport Lisboa e Benfica

O Nosso Hino – Ser Benfiquista

Um dos momentos mais marcantes e arrepiantes para qualquer Benfiquista, que se vive no Estádio da Luz, é o momento em que 60.000 mil vozes cantam em uníssono o Nosso Hino! Único…!!!

Letra: Paulo Gomes Júnior
Intérprete: Luís Piçarra

Sou do Benfica
E isso me envaidece
Tenho a genica
Que a qualquer engrandece
Sou de um clube lutador
Que na luta com fervor
Nunca encontrou rival
Neste nosso Portugal.

Ser Benfiquista
É ter na alma a chama imensa
Que nos conquista
E leva à palma a luz intensa
Do sol que lá no céu
Risonho vem beijar
Com orgulho muito seu
As camisolas berrantes
Que nos campos a vibrar
São papoilas saltitantes!

 

Fontes:

Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica; Wikipédia; YouTube;

2 comments

  1. Rosa Fernandes

    Fantástico blog…enche a alma a quem tem o encarnado no sangue. Muito bem conseguido a todos os níveis, estético e didático. Muito obrigada a todos e continuem o bom trabalho! Não é oficial, por enquanto!

    • Carlos Fontes

      Viva Rosa Fernandes

      as suas palavras orgulham-nos muito e as quais humildemente agradecemos. Mas, se por um lado nos tocaram como reconhecimento do que fazemos por amor ao Sport Lisboa e Benfica, por outro ainda nos responsabilizam mais para seguir o nosso caminho. O que podemos garantir: Nada nem ninguém nos afastará do objectivo BENFICA POWER. Acima de tudo a defesa do Sport Lisboa e Benfica da maneira que acreditamos ser a correcta, não fomentado divisões entre Benfiquistas, pelo contrário fomento a união não dando essa arma (desunião) aos nossos adversários. Sem receios seja de quem for, continuaremos a nossa defesa do Glorios BENFICA identicando e denunciando tudo e todos que directa ou indirectamente procuram atingir o nosso querido Clube

      Bem-haja Rosa Fernandes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s