Benfica – Captação de luso-descendentes – 120 atletas de 19 países

O Caixa Futebol Campus recebeu este sábado o primeiro dia dos treinos de captação reservados para luso-descendentes residentes no estrangeiro. Com atletas de todos os continentes, excepto da Ásia, o talento futebolístico dos mesmos andou à solta nos campos do Centro de Formação e Treino.

Foram mais de 120 atletas de 19 países que fizeram a sua inscrição para mostrar o seu Futebol aos responsáveis da Formação do Sport Lisboa e Benfica.

Muitos dos luso-descendentes residentes no estrangeiro têm consciência da grandeza do Benfica e, por isso, não quiseram perder esta oportunidade. Um desses jovens foi Joel Moreira. “Há uma grande comunidade portuguesa em Paris e muitos benfiquistas a apoiar o Benfica. Quando há os jogos da Liga dos Campeões e o Benfica ganha, os adeptos vão festejar sempre para as ruas”, afirmou à Benfica TV.

Os treinos de captação abrangem os escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores, prosseguindo durante este domingo, dia 8 de Julho, no Seixal.

“É impressionante ter representantes de 19 países e de quatro continentes, o que demonstra o interesse e a paixão que o Benfica move em toda a parte do Mundo”, salientou Armando Jorge Carneiro à Benfica TV.

Esta é a primeira iniciativa do género em Portugal, no entanto, contou já com uma enorme variedade de participantes, algo que não foi propriamente uma novidade. “A surpresa passa por termos tantos países nesta primeira iniciativa mas, desde que, lançámos a acção, a resposta foi imediata e a surpresa não é assim tão grande quanto isso. Mas estamos bastantes satisfeitos com esta iniciativa e com esta demonstração de benfiquismo no Caixa Futebol Campus”, referiu o director-geral do Centro de Formação e Treino.

Armando Jorge Carneiro expressou o desejo de que todos possam desfrutar o momento proporcionado pelo departamento de prospecção do Clube. “O mais importante é que possam desfrutar da nossa realidade, de estarem próximos do Clube. É uma acção para desenvolvermos e pensarmos até noutra dimensão”, revelou.

Perante os mais de 120 atletas na bancada do campo n.º 1 do Caixa Futebol Campus, o director-geral do Centro e Formação e Treino deixou também uma mensagem aos presentes. “É um enorme orgulho tê-los no Caixa Futebol Campus, porque a vossa participação neste evento demonstra a força do Benfica em todo o Mundo (…) Espero que saia algum craque daqui mas, aqueles que não ficarem, dou o conselho de que nunca desistam do vosso sonho”, disse na sua intervenção.

Em declarações à Benfica TV, Pedro Ferreira, coordenador do departamento de Prospecção do Clube da Luz, destacou a presença de atletas de vários pontos do Mundo. “O Benfica é uma marca do Mundo e não apenas de Portugal, e esta actividade é a prova disso mesmo. Temos atletas de toda a parte do globo, como da Namíbia, Suazilândia ou Austrália”, salientou, dando conta da qualidade apresentada no Seixal: “Existem alguns atletas com qualidade e o nível está mais alto do que esperávamos nesta altura da época. Temos assistido a partidas com muita qualidade a nível futebolístico.”

O responsável sublinhou ainda o facto de esta ser uma iniciativa inédita em Portugal. “Temos recebido todos anos inúmeros pedidos destes atletas [luso-descendentes] para virem treinar connosco, mas nem sempre é possível articular esses treinos durante a época desportiva, tendo agora surgido a ideia de organizar uma actividade exclusiva para este tipo de atletas”, explicou.

“É uma oportunidade de mostrarem o trabalho que têm desenvolvido e é também um bom momento de recrutamento, uma vez que pode aparecer um jogador com as características que nos interessam para as nossas fileiras”, afirmou Luís Nascimento.

Rafael Gomes, prospector do Benfica, destacou a oportunidade única vivida pelos jovens luso-descendentes residentes no estrangeiro. “É o Clube de referência deles e de Portugal, e estar nas instalações do Caixa Futebol Campus e vestir a camisola do Benfica, nem que seja por breves momentos, é algo que não vão esquecer de forma alguma. Contribuímos, assim, para a concretização do sonho de muitos”, salientou o responsável.

Esta é a primeira vez que uma iniciativa do género tem lugar em Portugal, mas o objectivo é continuar a dar oportunidade a estes jovens. “Estas acções vão ser cada vez mais importantes e vamos continuar com acções deste género, pois o Sport Lisboa e Benfica aposta na Formação”, sublinhou, por seu lado, Joaquim Sapateiro, prospector das “águias”.

Pode seguir o BENFICA POWER no Facebook AQUI

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s