E fazeres o mesmo por cá? Era tão bom não era…?

É hoje a final do Euro 2012, que irá ter presença portuguesa na equipa da arbitragem. Com toda a certeza que quase todos os portugueses trocavam esta representação pela presença da Selecção, mas pronto…, vamos ao resto!

Se os portugueses se devem sentir orgulhosos por um árbitro português, no mesmo ano arbitrar as duas finais europeias, Champions e Europeu, ainda por cima sendo o primeiro árbitro a conseguir esse feito? Claro que sim! No entanto não duvido que esse orgulho seria muito maior se as excelentes prestações que Pedro Proença tem tido por essa Europa, fossem o espelho das arbitragens dele no nosso país! Isso sim, seria um grande orgulho!

Se o Sr Presidente Vítor Pereira, vem com a lenga-lenga de que a conversa dos críticos, vai ser sempre a mesma…, “ah e tal arbitra bem lá fora, mas em Portugal não!…”…, claro que se tem que dizer isso! Ou será que estamos enganados? Principalmente quando o clube interveniente, é o suposto clube do coração dele, e do qual é associado! Alguém se consegue esquecer das sistemáticas e repetidas más decisões, dualidades de critérios e afins, quando esse senhor arbitra o Benfica? E quando arbitra o clube da fruta? É tal e qual, não é Sr Vítor Pereira?

Como português que sou, tenho todo o orgulho em ver portugueses a vingar por esse Mundo fora, seja no que for! E quanto mais melhor!!! Somos bons em tudo, e mais ainda quando vamos para fora do nosso país! O nosso reconhecimento internacional nas mais diversas áreas é do conhecimento geral! No entanto cá dentro também somos muito bons, infelizmente e principalmente neste sector, somos mesmo muito bons é no compadrio, nas cunhas, no não olhar a como nem a quem para obter os fins desejados, nas falcatruas e no que lhe quiserem chamar! Portanto para mim, para além de serem apenas maus ajuízamentos ou decisões infelizes do momento, é algo mais…! Nada mais justifica as decisões infelizes serem sempre para o mesmo lado…, quando lá fora é raríssimo (e ainda bem), ter uma decisão infeliz, e de se notar que o homem é mesmo bom naquilo que faz! Isso não podemos por em causa! Só que algo mais nobre se eleva naquela cabeça (ou bolsos) quando arbitra cá dentro, e nomeadamente quando apita o Benfica!

Pedro Proença: “Vou representar Portugal” – “Domingo vou tentar honrar o meu trabalho!” – Pena não o tentares honrar quando arbitras o Benfica!

“Pedro Proença quer hoje provar em campo a qualidade da arbitragem portuguesa, disse em entrevista ao site da UEFA. O juiz lisboeta sente-se honrado e privilegiado por ter sido nomeado.”

E cá dentro quem representas? E não é só hoje que deves provar a qualidade dentro de campo…, é em todos os jogos!

Tenho orgulho em ser português! Tenho orgulho em ver os portugueses serem reconhecidos internacionalmente! Mas…, a Amália tanto cantava bem em Portugal como fora de Portugal! O Saramago tanto escrevia bem em Portugal como fora de Portugal! O Joaquim de Almeida tanto representa bem dentro como fora de Portugal! A Rosa Mota, o Carlos Lopes, o Eusébio, o Joaquim Agostinho, o Figo, o Ronaldo, o Mourinho e tantos outros portugueses que tanto nos deram e continuam a dar, tanto eram, e são bons em Portugal, como fora de Portugal! Mas este senhor não! A este senhor dentro de Portugal turva-se-lhe a visão quando arbitra um determinado clube, ou então terá sempre um outro clube no pensamento! Algo será! Mas pode ser tudo menos coincidência! Portanto digo sem qualquer tipo de problema que hoje não me sinto assim tão orgulhoso! E não por eu ser Português, mas por ele ser só às vezes Português! Porque outras vezes não o é…, por outras vezes é apenas PORTOguês!!! E aquele seu auxiliar que neste Europeu tem tirado (e bem…) foras-de-jogo quase mílimétricos, e que esta época ajudou a decidir um jogo e um campeonato com um fora-de-jogo de metros? Também foi coincidência? Ou também se lhe turvou a vista?…, naquele lance a bandeirola pesava toneladas…, não teve força suficiente para a levantar!…

Espero no final do jogo ver também o árbitro da final de hoje em grandes abraços, risos e confraternização, com o treinador e jogadores da equipa que se venha a sagrar Campeã Europeia!…, tal e qual a foto aqui em baixo…! Pode ser que a UEFA goste!…, afinal o árbitro é o Pedro Proença…!

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s