Cardinal. Ep3 Com o apoio da Empresa de Segurança Cátespero

Espionagem a árbitros e mulheres‘. Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente do Sporting, é suspeito de vigiar árbitros e investigar a vida privada. Caso se confirmem as suspeitas, que moral terá o Sporting para continuar a lutar contra o ‘sistema’?

Empresa de Segurança Cátespero – Está?
Árbitro – Sim?
Empresa de Segurança Cátespero – Olhe que nós sabemos que você anda metido com a mulher do homem do talho.
Árbitro – Como? Mas quem….
Empresa de Segurança Cátespero – Porte-se bem nos nossos jogos, ou a sua mulher e o Manel do Talho são capazes de não gostar
Árbitro – …..

Este diálogo, pura ficção, porventura não andará muito longe da realidade.

Ter-se-á tratado de uma armadilha do dirigente para conseguir o afastamento daquele árbitro. Um funcionário seu numa numa empresa de detectives de que é proprietário – Rui Martins, ex líder de uma das Claques deste clube – depositou dois mil euros na conta do árbitro Cardinal. O Sporting denunciou o “aliciamento” e Cardinal foi afastado. E como é óbvio a pressão aumentou para o trio que apitou o jogo. Qualquer erro que cometecem contra o sporting teria leitura de corrupção.

Uma questão que levanto: A preocupação (legítima) por parte dos árbitros de não verem os seus dados pessoais na praça pública, recordo: moradas, telefones e numeros de Contas bancárias não é um pouco incongruente com o facto de 1 ex membro de uma Claque sportiguista ter conhecimento dela?

Seguindo, que há mais matéria em investigação. Há escutas telefónicas no âmbito deste processo suspeitas que consolidam a tese de que Cristovão condicionava a arbitragem pelo terror. Segundo é possível ler na imprensa de hoje são várias as fontes que garantem mesmo que as empresas de Cristovão poderiam fazer escutas ilegais. Conseguindo assim, matéria “explosiva”  sobre os homens do futebol.

Outro aspecto além do adjectivo “estranho” é o facto de ter sido considerado invulgar por funcionários do clube e inspectores a quebra de rotina do Presidente do sporting a sua ausência na altura das buscas.

Nota: Na presente temporada, os dirigentes do sporting como é publico têm feito um inqualificável ambiente crítico à acção dos árbitros. Acção concertada? Algo que fica para reflexão que abordaremos noutra ocasião.

Reforço, caso se confirmem as suspeitas, que moral terá o Sporting para continuar a lutar contra o ‘sistema’? Estamos perante um novo paradigma e que é; Não descobrir que alguém pagou em  “géneros” monetários, fruticulas ou por tráfico de influências. Estamos sim perante uma inovação neste meio podre do Futebol que é – “pagamos em adiantado, atermorizamos  e depois denunciamos””

Outro aspecto curioso é o facto de o segundo arguido ser Rui Martins o tal empregado da empresa de “segurança” de Pereira Cristovão.  Se a isto juntarmos a realidade de as Claques do sporting terem lugares cativos e pelo que vemos empregos assegurados, podemos tirar as ilações que quisermos.

Consequências:
O Sporting corre o risco de descer de divisão, ser desclassificado  e pagar uma multa que pode chegar aos 200 mil Euros, caso a justiça consiga provar que Paulo Cristovão fez coação sobre os árbitros.

Enquadramento Legal:
Antes de tomar qualquer medida, o Conselho de Disciplina (CD) da FPF deve abrir um inquérito para averiguar se a actuação do dirigente configura eventual ilicito desportivo.

Segundo Ricardo Costa, antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga,  “A imputação de qualquer infracção ao clube/SAD só pode ser feita depois de aberto um procedimento disciplinar por parte da federação. Tudo começará por um processo de inquérito onde se pedirá ao Ministério Público toda a prova realizada e a partir daí terá a instrução no Conselho de Disciplina da FPF o material para averiguar quem fez o quê e se os factos correspondem a ilícitos desportivos”

No fecho deste 3º Episódio, lembramos que foi possível trazer a todos os nossos leitores com apoio da Empresa de Sistemas de vigilância e inspecção Cátespero.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s