Carta aberta a Pinto da Costa

18 de Março de 2012
Folgo muito em saber que continuas com o teu habitual sentido de humor, sempre apurado, e que tem como alvo predilecto o Benfica.
Mas já há uns tempos que não nos brindavas com nenhuma pérola, o que começava a ser de estranhar. Mais de três semanas sem uma piada tua sobre o Benfica e eu começo logo a sentir falta de alguma coisa na minha vida. Sabes, com o tempo, habituei-me como tu, como dizem no norte, “afeiçoei-me” às tuas graçolas sobre o Benfica.
O futebol é, normalmente, vivido de forma demasiado séria pelas pessoas.É tudo paixões assolapadas, sentimentos irracionais, ódios e ciúmes e invejas. Não há espaço para o humor, para a sátira, para a subversão divertida e provocatória. Olhamos em volta e vê muito poucos dirigentes com graça. São todos muito sérios muito trombudos. Tu não. Tens cada vez mais um ar de velho gaiteiro e malandreco.
Lembras-me aqueles senhores todos aprumados que vão dançar aos Alunos de Apolo com a “Senhora”, e se perfumam e vestem para a ocasião. E depois, à saída, todos ufanos, mandam umas bocas, para impressionar as donzelas cujo coração palpita de emoção. Tu és assim. “Provavelmente vais rodar os jogadores menos utilizados“, disseste a propósito do jogo com o Benfica, na próxima terça-feira. E eu a pensar “lá está o velho pirata com as pantominas dele”. O que te deves divertir a fazer chacota de nós! Melhor mesmo só ganhar  jogos seguidos com golos fora de jogo e penalties à FCPorto. Melhor mesmo só veres o Benfica ter tido até agora pontos subtraidos e penalties marcados por Equipas patrocionadas por ti. Ah, está certo, isso é na Liga Proença. A Taça da Liga? Mandas essas pantominas para o ar a antecipar o que de mais natural existe, ou seja, veres-te perante a verdade desportiva sem conseguires recorrer à fruteira.  Ah grande pirata, melhor era impossível, certo? Errado. Ainda conseguiste melhor ao minimizares uma competição que nunca ganhaste. e a encobrir com esse laisser fair laisser tomber a verdadeira expressão da tua Equipa.. Com esta então, superaste-te meu velho gaiteiro. É pá só me fez confusão uma coisa, então dizes que só bebes água (Vitalis) à refeição e tens um Verde no copo e uma cor vermelha no nariz? Ah pantominas, o asilo da terceira idade está mesmo a fazer-te bem. Olha, vê lá estás a tomar os medicamentos ok? Faltas-te à última consulta e conforme te disse precisas de vir à minha consulta uma vez por mês. Ó Jorge Nuno, já te disse, assim o estrebuchar do polvo torna-se demasiado evidente. Freud diria, com razão, que essa pantomina onde agora te meteste hoje é um mecanismo de projecção de um sentimento de pré-protecção, segundo o qual nós projectamos nos outros aquilo que nós somos.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s