Objectivamente a História não apagará este nome Pedro Proença.

Objectivamente a História não apagará este nome Pedro Proença.

Depois de perder em Guimarães, onde merecia ter empatado, e ter empatado em Coimbra, onde merecia ter ganho

Benfica recebeu o porto em igualdade pontual.

Prisioneiro de fantasmas (os que Fernando se quer referir certamente) da temporada anterior o Benfica entrou nervoso e pior ficou com o único golo legal do porto. Demorou 20 minutos até a nossa Equipa reagir, como Aimar e Cardozo a darem sinais dessa reacção. O que aconteceu ao 41º minuto quando Takuara atirou fostíssimo e empatou. Na jogada Janko puxou Cardozo ,e porque em lances de grande penalidade não existe a lei da vantagem surge a primeira proençada deveria ter marcado penálti e expulso o austríaco, o que muito provavelmente transformaria o jogo em algo necessáriamente diferente pois convertido o castigo máximo, o jogo seguiria para intervalo empatado e o porto reduzido a 10 elementos.

Embalado o Benfica demorou apenas três minutos na segunda parte para se adiantar com Cardozo a bisar e a colocar o Benfica na liderança. Mas, nesse lance perdemos o motor do ataque Pablo Aimar. Audaz e ambicioso, sentindo o estado animico da nossa equipa e do adversário Jesus meteu Rodrigo para o ataque mais que provável ao 3 – 1. O adversário respondeu com James, no mesmo minuto em que Nolito viu a mão de Maicon cortar uma jogada individual de eminente perigo…nova grande penalidade por assinalar.

Jogo lançado, e com uma defesa mais que permeável estava nos pés de quem possui os jogadores para causarem desiquilibrios individuais fazerem a diferença. E essa claramente era e é o Benfica. Mas seria algum jogador a evidênciar-se? Não. Seria uma vez mais Pedro proença. Ao minuto 64, Witsel conduziu com mestria uma jogada atacante e ao preparar-se para se isolar em plena área portista foi derrubado com agressão por Maicon na meia-lua, Proença BEM COLOCADO mandou seguir e o porto seundos a seguir chega ao primeiro golo precedido de lance ilegal.

Aos 77 minutos Emerson ( que aos 63 visa um “zeloso” cartão amarelo) a cerca de 40 metros da baliza chega atrasado a um corte a Hulk, levando segundo amarelo.  Sem a mesma contemplação que teve para os vermelhos directos que se justificavam a Álvaro Pereira (aos 24’ por entrada em “tesoura” sobre Maxi Pereira e no vermelho directo no lance sobre Witsel que anteceu o segundo golo do porto. Bem como nos lances para grande penalidade e expulsão protagonizados por Janko (agarrão a Cardozo na área) e Maicon (corte com a mão na sua área, aos 58’ em jogada de Nolito) – Proença, EXPULSOU EMERSON À SUA SEGUNDA FALTA.

E eis a cereja no todo do bolo. A Mentira no seu explendor quando não um, mas dois jogadores do Porto em clara posição de fora de jogo foram fantasmas permintindo a Maicon, em posição obviamnete irregular marcar e ferir mortalmente a verdade desportiva deste … CAMPEONATO.

Para a história fica o resultado, dizem as frases feitas. Eu digo que não. Não podemos permitir que a História deixe esconder esta MENTIRA.  E a mentira é todo o resultado deste clássico, adulterado desde o final da primeira parte. Temos assim uma vitória batoteira portista. A diferença é de 4 pontos e pode ser crucial na determinação do Campeão.

Fazendo uma análise mais detalhada sobre a carreira de Pedro Proença é fácil reparar um facto, em todos os grandes clássicos que dirigiu, este último foi o nono, o Benfica nunca ganhou : Na memória de todos ainda está  aprtida de há 3 temporadas em que Lisandro, numa atitude anti-desportiva, simulou dentro da área sobre Yebda na frente de Proença  com este a assinalar o castigo máximo que evitou a derrota do clube do sistema e a possibilidade do Benfica se isolar na liderança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s